Jubepar

Período de liderança na JUBEPAR

- Fevereiro/1996 (Foz do Iguaçu) a setembro/1998 (Paranaguá): Como presidente da JUBACAP (Juventude Batista da Grande Curitiba) participou da comissão de reestruturação da JUBEPAR;

- Setembro/1998 (Paranaguá) a setembro/2000 (Maringá): 1º Vice-presidente da equipe de Rogério Oliveira;

- 2000 (Maringá) a 2002 (Umuarama): Presidente

- 2002 (Umuarama) a novembro/2004 (Cascavel): Presidente

Principais projetos e eventos

- 1996 a 1998 – Acompanhamento na equipe de reestruturação da JUBEPAR

- 1998 a 2000Treinamentos de líderes regionais

- 2000 – Carta de Maringá – Com foco em Missão integral e que em 2001 foi a base para o planejamento estratégico da Jubepar e para a definição de sua visão e missão

- 2000 – Criação dos congressos com a visão CONQUISTAR

Conquistar 2000 – Maringá – Teatro Marista – como 1º Vice-Presidente

Conquistar 2002 – Umuarama – Teatro Unipar – Como Presidente

Conquistar 2004 – Cascavel – Teatro Unipar – Como Presidente

Esses congressos tinham como visão a teologia da missão integral. O objetivo era o despertamento vocacional (Profissão e Ministério), vida devocional (Intimidade com Deus), ética e serviço em uma perspectiva de missão integral. A estrutura desses congressos foi alterada após o planejamento estratégico de 2001, sendo neles incluídas ações de projetos semente, também conhecidas como atos de bondade.

- 2001Planejamento estratégico com a definição de nova logo da Jubepar, projeto de comunicação visual, portfólio para patrocínios e reestruração dos eventos. Foram fundamentais na equipe o Pr. Cleiton Oliveira, Rogério Oliveira e Patricia Alves. Como parte do planejamento estratégico, foi criado o site para disponibilizar material de suporte às igrejas e aos líderes.

- 2001 – Foi realizado o primeiro congresso nacional com foco em jovens adultos, o Geração X – Mãos que transformam. Como fruto desse congresso, várias igrejas criaram seus grupos focados em jovens adultos, chamando-os de JOP (Jovens Profissionais), GX e Etc. No planejamento estratégico da Jubepar, feito em 2000, observou-se uma enorme carência para essa faixa etária o que motivou a realização desse evento e a criação de uma equipe para fomentar essa visão nas igrejas. Foram fundamentais na equipe: Pr. Guilherme Falcão, Patricia Alves, Isabel Celestino, Lana, Afonsil Rondon, entre outros.

- 2001 a 2003 - Viagens Missionárias de despertamento e capacitação na visão de missão integral (Jandaia do Sul, Telêmaco Borba e Mamborê). Parceria com o departamento de missões da CBP e com a Harvest Brasil.

Coordenadas por Lídia Rees, as viagens missionárias tinham o objetivo de capacitar os líderes regionais a fim de que eles multiplicassem esse conhecimento em suas regiões. Como fruto dessas viagens missionárias, diversas outras viagens e ações de serviço ao próximo surgiram nas igrejas locais.

- 2002 - Recepção no Paraná do Congresso Despertar 2002. Rogério Oliveira e Rubens Osternack foram fundamentais nesse evento.

- 2002 a 2003 - Campanhas “A Vida não é Droga”, “Quem Ama Espera”, “Doe Vida” e “É Tempo de Paz”, reproduzidas em todo o estado. O planejamento estratégico de 2001 identificou a necessidade de multiplicar, por meio de manuais, as campanhas nas diversas regiões do estado do Paraná. Somente foi possível a elaboração desses manuais com a participação de Luciano Mewes, Cloi Polastro, Amanda Novak, Mônica Kolichesk, Priscila Ferreira, Lidia Rees e Pr. Cleiton Oliveira.

- 2003 Congresso Invasão. No planejamento estratégico da Jubepar, foi detectada a necessidade de uma atividade focada no adolescente. Eliezer Magalhães assumiu a liderança do Projeto Invasão e assim foi realizado o primeiro “Invasão” na cidade de Apucarana com aproximadamente 200 adolescentes. Totalmente inovador, esse evento foi todo montado em pequenos grupos, o que fez que as atividades não perdessem a qualidade, mesmo envolvendo um grande número de adolescentes.

- 2003 a 2004Serviço de Apoio ao Líder – SAL. Em parceria com o departamento de educação cristã da CBP, uma equipe da Jubepar viajou por diversas cidades do estado do Paraná, dando treinamento de liderança. Genesis Fidelis, Alex, Igor Shimura e Lilian foram fundamentais nesse projeto.

Somente em 2003 foram realizados 8 treinamentos de líderes em diversas cidades do Paraná. Dentro da proposta do SAL, aconteceram também os “Cafés do Líder” e a criação do “Balaio de Ideias”, uma rede de e-mails que proporcionou a interação entre os líderes. Na proposta do Balaio de Ideias, a participação da Patricia Alves foi fundamental.

- 2004 - LiderAção – Encontro de capacitação de líderes de juventude com foco em liderança e missão integral. Uma parceria feita com a SEED – Secretaria de Estado de Educação – fez que uníssemos líderes de juventude e professores da rede estadual de ensino. Além de proporcionar treinamento de qualidade para os líderes de juventude, foi transmitida a visão de alcançar as escolas públicas. A participação do Luciano Mewes foi fundamental para realização desse evento.

- I Conferência Nacional para formulação do estatuto da Juventude. Conseguimos levar jovens e adolescentes para representar o Paraná nos debates visando à formulação do estatuto da juventude. Dr. André Zacarow foi fundamental na articulação junto ao congresso nacional para essa representatividade batista em Brasília.

Fatos e lembranças

Não posso deixar de destacar a inúmeras viagens com Rogério Oliveira, Alex Ferreira, Rubens Osternak e a minha esposa, Priscila, que sempre ia dormindo no banco de trás do carro.

O mover de Deus nos eventos regionais e os efeitos dos congressos nas igrejas locais.

Ação surpreendente de Deus

A proteção de Deus em uma viagem que fiz com o Rubens Osternak para organizar o Congresso de Cascavel em 2004. Após uma grande tempestade que arrastou uma casa para rodovia, vimos a proteção de Deus e pude levar uma pessoa que tinha sofrido com o desastre a aceitar Jesus.

Os milagres de Deus a cada evento com relação as inscrições e questão financeira.

Curriculo ao entrar na Jubepar

Estudante de Teologia na Faculdade Teológica Batista do Paraná e sócio diretor da Prasist Informática.

Curriculo em 2011

Pastor da rede de células de Adolescentes e da rede de células de jovens casais da Igreja Batista do Bacachero. Também é ministro na área de Educação Cristã da Igreja. Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. Mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Autor dos livros “Raízes – Os princípios da fé”, “Como fazer eventos e congressos”, “Como fazer evangelismo” e “Como fazer acampamentos e retiros criativos”, todos publicados pela Editora A D Santos. Sócio da Prasist Informática.

Mensagem para nossa Juventude

Durante todos esses anos na equipe da JUBEPAR tínhamos um sonho. O sonho era uma juventude unida que promovesse transformação onde estivesse. Durante anos lutamos por inserir os grupos de jovens em trabalhos nas escolas públicas, foi assim que nasceu o LiderAção. Nosso foco era transformação integral e não somente de palavras ou religiosas.

Minha mensagem a cada jovem e adolescente é que busquem no Senhor Jesus inspiração e exemplo para serem esses agentes de transformação começando por suas escolas e faculdades.

Marcos Paulo Ferreira

Marcosatos2005@yahoo.com.br